No icon

Por: Redação

Tradicional Galo da Madrugada, de Recife, estreia no Carnaval de Rua Paulistano

O Galo da Madrugada (PE), fará sua estreia em São Paulo. O desfile acontece no dia 25 de fevereiro, terça-feira de carnaval, a partir das 09 da manhã. O local escolhido para receber o inédito cortejo é a Av. Pedro Álvares Cabral, próximo ao icônico Obelisco do Ibirapuera.

O desfile do Galo da Madrugada em São Paulo contará com aproximadamente 500 pessoas envolvidas, entre artistas, músicos, produtores e logística. A festa terá dois trios elétricos, o primeiro comandado por Gustavo Travassos, vocalista oficial do Galo da Madrugada e que terá a participação de Fafá de Belém. Já o segundo contará com André Rio, cantor que participa do bloco há mais de 25 de anos ininterruptos.

As conhecidas esculturas do Galo também estarão na avenida, adaptadas para o desfile de São Paulo. Serão 4 galos, sendo o maior com 4,5m de altura, além de outros três, medindo 3,5m, que sinalizam pontos de encontro ao longo do trajeto. As esculturas foram criadas e customizadas por diversos artistas pernambucanos.

Dez cabeças de Galo criados por Seu Amaro, também artista de Pernambuco, e os famosos bonecos gigantes cenográficos sempre presentes nos cortejos do Bloco, farão parte do desfile paulistano. Os bonecos criados por Silvio Botelho medem cerca de 3m de altura e representam figuras emblemáticas como Luiz Gonzaga, Alceu Valença e o próprio Galo.

Idealizado em 1977, o Galo da Madrugada canta e exalta as manifestações culturais populares pernambucanas. O público de São Paulo terá a oportunidade de conferir as tradicionais performances de 30 passistas de Frevo; o grupo de Maracatu Baque Virado Estrela Dalva e o de Maracatu Baque Solto Leão Formoso, com seus Caboclos de Lança, um dos símbolos da cultura de Pernambuco e do Maracatu Rural. Durante a concentração e aquecimento dos trios elétricos, a famosa Orquestra de Frevo se apresenta no chão com repertório de frevo acústico.

No primeiro trio, Gustavo Travassos, cantor oficial do Galo da Madrugada, receberá como convidada a cantora Fafá de Belém, que completa 45 anos de carreira em 2020. Fafá abrirá sua participação cantando o Hino de Pernambuco à capela, na sequência, a banda passará por diversos sucessos da carreira da cantora, entre eles, o clássico Vermelho. O repertório desse trio ainda inclui diversos sucessos nos ritmos de Frevo, Caboclinho, Ciranda e Mangue Beat, incluindo o Hino do Galo da Madrugada e a música Efeito Galo.

O segundo trio será conduzido pelo cantor André Rio, que em 2019 comemorou 25 anos de desfiles ininterruptos pelo Galo da Madrugada. Na formação, André será acompanhado por uma banda com 11 músicos e instrumentos como: bateria, baixo, guitarra, teclado, duas percussões, e metais (sax, trompete e trombone). O cantor ainda receberá como convidadas especiais as cantoras pernambucanas Bia Villa-Chan e Gerlane Lopes.

No repertório, estarão clássicos da música regional e nacional interpretados pelo Galo, na voz de André Rio: Frevo Mulher (Zé Ramalho); Nas Ondas do Desejo e Arreia a Lenha (Almir Rouche); O Homem da Meia Noite (Alceu Valença); Chuva de Sombrinhas (André Rio); Cometa Mambembe (Carlos Moura); Vassourinha (Matias da Rocha); Pagode Russo (Luiz Gonzaga); País Tropical (Jorge Bem Jor), entre outros sucessos.

Serviço: Bloco Galo da Madrugada

Local: Av. Pedro Álvares Cabral, 212 (Próximo ao Obelisco do Ibirapuera)
Concentração: 09h com Orquestra de Frevo
Desfile: 10h
Final previsto: 15h, na Rua Manoel da Nóbrega (Próximo ao Monumento às Bandeiras)

Comment