Portal Programa na Pista é: Entretenimento • Música • Esportes • Celebridades e Muito Mais.
Por: Perfexx Diego "El Cigala" apresenta "Cigala Canta a México"
Tuesday, 02 Jun 2020 14:57 pm
Portal Programa na Pista é: Entretenimento • Música • Esportes • Celebridades e Muito Mais.

Portal Programa na Pista é: Entretenimento • Música • Esportes • Celebridades e Muito Mais.

Uma homenagem ao país que o recebeu de braços abertos

"A minha vida toda, fui apaixonado pela música que nasceu nesta terra, que me abriu as portas de sua alma e seu coração há mais de vinte anos, quando comecei minha carreira." -Diego "El Cigala".

Ao longo de vinte anos, o premiado e renomado cantor Diego "El Cigala" conseguiu mesclar gêneros e culturas, desenvolvendo o flamenco e explorando com respeito os fundamentos do jazz latino, do bolero, do tango e da salsa.

Neste 2020, com produção de Jaime Calabuch "Jumitus", o artista lança "Cigala Canta a México", em uma emotiva homenagem à terra que ama e à música que o emociona e inspira: boleros e rancheras, legados de grandes lendas, como José Alfredo Jiménez, Vicente Fernández, Chavela Vargas, Javier Solís, Agustín Lara, entre muitos outros.

Sua relação com a música mexicana vem de infância, quando ouvia canções como "Perfidia" e "Soy Lo Prohibido", nas vozes flamencas de Dolores de Córdoba e Adela La Chaqueta, mas nunca imaginou que ele também daria vida à essas canções que cresceu venerando.

A incursão no gênero mexicano foi uma grande surpresa para o cantor. "Eu canto bolero há 15 anos, e o flamenco está em mim desde que me levanto até quando vou dormir, mas o mariachi tem sido uma surpresa, porque não foi complicado para mim. Tudo saiu da alma, de forma muito natural. Além disso, adoro a poesia de suas letras, e me senti como um peixe dentro da água fazendo este álbum", afirmou "El Cigala".

Por isso, ao criar esta homenagem, ele foi acompanhado pelo que descreve como "a experiência pura da música mexicana": Mariachi Gamma 1000, Trío de Chucho Navarro Jr. (filho do fundador de Los Panchos), La Sonora Santanera, Los Macorinos e Mariachi Vargas, com quem gravou o primeiro single do álbum, “Somos Novios”.

"Quem nunca ouviu 'Somos Novios'?" O gênio Armando Manzanero deu uma sutileza à essa canção, que faz você se sentir apaixonado toda vez que a ouve. Por isso, não encontrei uma maneira melhor de começar o disco do que com essa mensagem de amor muito mexicana", disse ele.

Além disso, gravar com Mariachi Vargas foi uma experiência maravilhosa para Diego. "Toda vez que os ouvia, sentia vontade de chorar pela grande emoção que transmitem. Sempre vou levar cada um deles e sua arte no meu coração”.

Escolher as músicas para o álbum não foi uma tarefa fácil para Diego e Jaime. Durante a turnê, tinha dezenas de músicas na cabeça, mas só quando chegou em casa começou a testar com quais se sentia mais confortável. "Desde a primeira nota, eu já sentia se seria ou não uma das 12 faixas do álbum."

Com todo o amor e carinho de Diego "El Cigala" por essa terra abençoada, que é o México, e para todos aqueles que amam a música, "Cigala Canta a México" está disponível em todas as plataformas digitais.